Entregando conteúdo de página estática via CDN do Azure

Thiago Pontes
5 min readMar 3, 2022

Primeiro passo que iremos executar para que possamos ter os pré-requisitos necessário deste laboratório, é a criação da Storage Account (Conta de Armazenamento).

Para o nosso exemplo a ser utilizado neste exemplo, criaremos uma Storage Account com configurações “default”.

Uma vez criado a nossa Storage Account, iremos navegar pelo menu lateral da Storage Account e clicaremos em Static website.

Em habilitaremos a opção Static website, conforme a imagem mostrada abaixo:

Daremos um nome ao nosso arquivo que será utilizado como Index da nossa página estática, em seguida Save. Após salvarmos as configurações, nos será mostrado o nosso Primary Endpoint que será utilizado para acessarmos a nossa Storage Account.

Quando habilitamos o Static website o Azure cria um container chamado $web, trata-se do diretório referente a página estática. Agora iremos “subir” a nossa página que será utilizada como Index, subiremos uma página Index.html

Abaixo segue os passos para que possamos upar o nosso arquivo index.html

Exemplo: https://github.com/thiago88sp/staticwebpage.git

Uma vez o arquivo carregado dentro do container $web, iremos navegar pelo menu lateral da Storage Account até Static website, lá encontraremos nosso Primary Endpoint, no nosso exemplo:

https://staticwebpage10000.z15.web.core.windows.net/

O que é o CDN e como ele funciona?

A Rede de Distribuição de Conteúdo (CDN) do Azure é uma solução global de CDN para o fornecimento de conteúdo de alta largura de banda. Ela pode ser hospedada no Azure ou em outro local. Com a CDN do Azure, você pode armazenar em cache objetos estáticos carregados de um armazenamento de Blobs do Azure, um aplicativo Web ou de qualquer servidor Web acessível publicamente, usando o servidor de ponto de presença (POP) mais próximo. A CDN do Azure também pode acelerar o conteúdo dinâmico, que não pode ser armazenado em cache, aproveitando várias otimizações de rede e roteamento.

1. Uma usuária (Brenda) solicita um arquivo (também chamado de ativo) usando uma URL com um nome de domínio especial, como nome do ponto de extremidade> .azureedge.net. Esse nome pode ser um nome de host do ponto de extremidade ou um domínio personalizado. O DNS encaminha a solicitação para o local POP com o melhor desempenho, que é geralmente o POP geograficamente mais próximo ao usuário.
2. Se os servidores de borda no POP não tiverem o arquivo em seu cache, as solicitações de POP solicitarão o arquivo do servidor de origem. O servidor de origem pode ser um Aplicativo Web do Azure, o Serviço de Nuvem do Azure, a conta de Armazenamento do Azure ou qualquer servidor Web acessível publicamente.
3. O servidor de origem retorna o arquivo para um servidor de borda em POP.
4. O servidor de borda em POP armazena o arquivo em cache e o retorna à solicitante original (Brenda). O arquivo permanece em cache no servidor de borda em POP até o tempo de vida (TTL) especificado por seus cabeçalhos HTTP expirar. Se o servidor de origem não especificar uma vida útil, a vida útil padrão será de sete dias.
5. Usuários adicionais podem solicitar o mesmo arquivo, usando a mesma URL que Brenda usou e também podem ser direcionados para o mesmo POP.
6. Se a vida útil do arquivo ainda não tiver expirado, o servidor de borda POP retornará os arquivos diretamente do cache. Esse processo resulta em uma experiência de usuário mais rápida e responsiva.

Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/cdn/cdn-overview

Principais benefícios da utilização de conteúdo estático via CDN do Azure

. Melhor desempenho e experiência de usuário aprimorada para usuários finais, especialmente ao usar aplicativos nos quais várias viagens de ida e volta são necessárias para carregar conteúdo.

. Grande dimensionamento para lidar melhor com altas cargas instantâneas, como o início de um evento de lançamento de produto.

. Distribuição de solicitações de usuários e entrega de conteúdo diretamente de servidores de borda para que menos tráfego seja enviado ao servidor de origem.

Entregando conteúdo estático via CDN do Azure

  1. Por favor, anote seu endpoint primário em sua conta de armazenamento:
    >> Data management
    >> Static website

2. Vá para sua conta de armazenamento e selecione Azure CDN na seção serviço Blob. Configure o ponto final CDN.

O processo poderá levar alguns minutos até sua criação.

3. Vá para a página inicial do Portal do Azure e localize a folha “Perfis CDN” e clique no ponto final CDN. Certifique-se de que o endpoint CDN esteja no status “Em execução”. Copie o URL do endpoint e cole-o em seu navegador.

4. Copie o URL destacado da captura de tela acima e abra-o no seu navegador.

Dependendo da localização do usuário final, o conteúdo estático pode demorar um pouco mais para carregar, pois o conteúdo precisa ser buscado no servidor de origem. O acesso subsequente a esta imagem/página será muito mais rápido, pois o conteúdo é servido pelos servidores de borda (CDN)

Como podemos notar acima, temos a nossa página estática devidamente configurada utilizando CDN.

Espero que o conteúdo possa ter sido útil a você, se curtiu e acha que pode agregar a outras pessoas, compartilhe.

Abraços.

--

--

Thiago Pontes

Graduado em Redes de Computadores e pós-graduado em Gestão de TI, atuo como Gerente Cloud.